O Arauto

Photobucket

sexta-feira, abril 06, 2007

Uma mulher de (boas) armas na corrida à Presidência

José Eduardo dos Santos, candidato natural (?!) do Menos Pão Luz e Água (MPLA) às próximas eleições presidenciais, conta com um mais um adversário na corrida ao palácio da Cidade Alta. Trata-se de Luisete de Jesus Macedo de Sousa Araújo (cristã fervorosa, cultora do saber e observadora atenta dos factos sociais e políticos angolanos) que recentemente apresentou ao público, no Museu de História Natural em Luanda, sua candidatura às próximas eleições presidenciais.

O nome de Luisete Araújo vem animar o cenário político angolano e junta-se assim aos de Vicente Pinto de Andrade (economista, sociólogo, docente universitário), José João Louro Kambowela (cientista político), que há mais de um ano anunciaram a intenção de enfrentar o legal mas (i)legitimo Presidente da República de Angola nas urnas.

De resto, Luisete Araújo será, na História da Angola pós-colonial, a segunda mulher que de forma afoita se prontifica, nestes tempos do nosso tempo, a concorrer para mais alta magistratura do País ombreando com José Eduardo dos Santos e demais políticos.


Mas quem é, afinal, Luisete Araújo? É filha de Francisco Henriques de Macedo e de Fátima da Natividade Benge, nasceu em Luanda aos 22 de Fevereiro de 1960. É finalista do Bacharelato de Teologia pela Escola Superior da África Ocidental.


O que já fez na vida? Em 2005 criou um programa na rádio Luanda Antena Comercial (LAC), denominado "Educação Familiar", depois de em 2001 ter passado pela Rádio Nacional de Angola (RNA), onde foi locutora no programa "Mel que Mata".

A primeira mulher angolana a concorrer às eleições presidenciais em 1992, recorde-se, foi Analia de Victoria Pereira, líder do Partido Liberal Democrático (PLD), tendo ganho na época a simpatia popular e o cognome de “Mama Coragem” por ter tido tal ousadia (no bom sentido, pois claro!) de ter feito jus aos seus Direitos Civis e Políticos.

Etiquetas: , , ,

1 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial