O Arauto

Photobucket

terça-feira, janeiro 23, 2007

Cabo Verde tem a economia mais livre de África

Cabo Verde ocupa o sétimo lugar de uma lista de 40 países africanos com economia mais livre, de acordo com a classificação divulgada em Washington pelo The Wall Street Journal e pela Heritage Foundation. De acordo com a classificação, a nível mundial, o arquipélago figura no 88º lugar na lista de 157 países classificados nos "Index Of Economic Freedom (Índice de Liberdade Económica)" de 2007, elaborado por economistas e divulgado há 10 anos por aquelas duas entidades.
Na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Cabo Verde, com um índice de 58,4 por cento, é apenas ultrapassado por Portugal (43º) e pelo Brasil (70º), enquanto os outros cinco Estados membros da organização - Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe - estão abaixo do arquipélago.
O índice, que procura medir o grau de abertura das economias e o seu potencial de crescimento, é medido por factores como a liberdade de investimento e de comércio, o sistema político, os direitos laborais e de propriedade.
Os economistas que participam na elaboração do índice recomendam às autoridades cabo-verdianos a aposta em sectores como o turismo, as pescas, a manufactura, as comunicações e o transporte.
O índice de 2007 das economias mais livres do Mundo, liderada por Hong Kong, mostra que para os 157 países classificados, a liberdade económica global, depois de uma sustentada tendência de alta, ficou ligeiramente estagnada este ano, ficando 0,3 por cento abaixo da média em 2006.

Fonte: Notícias Lusofonas

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial