O Arauto

Photobucket

sábado, fevereiro 03, 2007

Mais uma prova da (má) governação do MPLA

O Governo angolano, o tal que nas próximas eleições legislativas irá altercar de forma desalmada para se manter no poder com o fito de continuar a desgovernar o País, continua a mostrar aos angolanos, e a todos aqueles que vêem o que se passa em Angola com olhos de ver, que não deixa os seus créditos por mãos alheias quando os assuntos são desrespeitar os Direitos Humanos e lutar não contra a pobreza mas sim contra os pobres cidadãos, contribuintes, eleitores e (não) consumidores.
Juro, palavra de honra, sinceramente que só assim se pode entender (?) que as autoridades do sector da saúde de Luanda tenham cometido o crime (que mais uma vez vai ficar impune) de deixar morrer, na pretérita quinta-feira, à porta de entrada de um centro de saúde do Sambizanga, uma cidadã, Vitória de seu nome, por falta de três mil kwanzas (cerca de cinco euros).
Vitória, cujos filhos vão agora engrossar o exército de órfãos espalhados por Luanda fora, não morreu, foi morta. E foi morta, digo eu, pelos homens que têm tudo (e mais alguma coisa) na mão, incluindo o pão, o queijo, a faca e o poder de dispor quando bem querem da vida dos angolanos.
São eles, pois, os únicos que personificam as «ordens superiores» (este conceito abstracto que serve para tudo e mais alguma coisa) e os únicos com plenos poderes para impedirem as Vitórias deste País, e não só, de entrar e serem atendida no centro de saúde do Sambizanga. Vitória não foi atendida primeiro por falta de dinheiro e segundo por «ordens superiores».
Juro e trejuro que só aos sobreditos senhores se pode assacar a responsabilidade da morte desta cidadã, que não conta e, se calhar, nunca fez parte das estatísticas nacionais.
Mas, sem pesporrência, nem merdolência, será que em Angola a Saúde deixou de ser um Direito para se tornar um negócio para o qual nem todos os angolanos têm bolso?
Publicada inicialmente aqui

Etiquetas: ,

6 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial