O Arauto

Photobucket

domingo, junho 22, 2008

O julgamento de William Tonet


O julgamento do jornalista e director do (bi)semanário "Folha 8" na queixa da Primeira da Dama, que teria lugar às nove horas da última sexta-feira, foi adiado "sine die". William Tonet iria (vai) responder a uma queixa-crime de Ana Paula dos Santos por alegada calúnia e difamação num artigo publicado no "Folha 8" em 2004.


É assim mesmo. Os jornalistas escrevem (falam) sem apurar os factos, processo com eles! Afinal estamos num País (supostamente) civilizado. Estamos num putativo Estado de direito democrático.
Vivemos, afinal, num País onde tudo é (suposto) ser resolvido à fala. Estamos, afinal, num Estado onde os dirigentes preferem ser salvos pela crítica e não mortos pelo elogio.
Estamos num País onde os tribunais (não) andam a reboque do poder político.
Vivemos numa Angola onde os juizes (não) colocam o rabinho entre as pernas quando o processo (judicial) envolve figuras ligadas à, ou próximas, Cidade Alta.
Por isso Ana Paula dos Santos tem todo (e mais algum) Direito de processar quem atente contra a sua honra e bom nome. Saúdo a iniciativa de ter processado o jornalista William Tonet, que, quanto a mim, traduzir-se-á em mais um julgamento político.
Mau grado os estrategas políticos e de comunicação da Cidade Alta não terem alertado a Primeira Dama que, às vésperas das eleições legislativas, o julgamento de William Tonet é suspeito.
Mau grado os estrategas políticos e de comunicação da Cidade Alta não terem avisado que, nesta altura do campeonato, o julgamento de William Tonet é sinal de que outros jornalistas vão secundar o director do "Folha 8" em Tribunal, facto que põe em causa a Liberdade de Imprensa.
PS - Não me lembro de Ana Paula dos Santos ter sido processada judicial e criminalmente quando aqui há alguns anos usou como usou um avião (creio que era da Taag) e quando chamada à razão "disparou" sem papas na língua: "o avião é do meu marido".
Será que é mesmo?

65 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial