O Arauto

Photobucket

sexta-feira, janeiro 19, 2007

"Nino" Vieira demite chefe dos Serviços de Inteligência

O Presidente da Guiné-Bissau, «Nino» Vieira, demitiu recentemente o chefe dos Serviços de Inteligência do Ministério do Interior, Anteiro João Correia, e o seu adjunto.Anteiro João Correia e o seu adjunto, segundo a agência Panapress que cita fontes oficiais, são acusados de ter alertado o ex-primeiro-ministro e líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Carlos Gomes Júnior, da sua eminente detenção, depois das acusações proferidas por este em relação ao assassinato do ex-chefe de Estado da Armada (CEMA), Lamine Sanhá.
Recorde-se que Gomes Júnior considerou ser o Chefe de Estado o responsável pela morte de Sanhá, acusações que «Nino» Vieira considerou graves e passíveis de ser punidas pela Justiça.
Perseguido pelas forças policiais, o líder do PAIGC refugiou-se na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) no país, estando a decorrer negociações com vista à sua saída.
Gomes Júnior acusou ainda «Nino» Vieira de também estar por detrás do assassinato dos dois outros membros da junta militar que o derrubou do poder em 1999. Desse grupo, já foram também assassinados Ansumane Mané, em 2000, e de Veríssimo Correia Seabra, em 2004, mortes que nunca chegaram a ser esclarecidas, lembrou ainda o líder do PAIGC.
Na passada quarta-feira, «Nino» Vieira» negou publicamente estar envolvido no assassinato do ex-chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), Lamine Sanhá, ou de qualquer outro membro dessa junta militar. «As pessoas falam mesmo de vingança quando não é nada disso», declarou o Presidente.

Fonte: Jornal Digital