O Arauto

Photobucket

sexta-feira, dezembro 01, 2006

Dioceses do Uíge e São Tomé e Príncipe têm novos bispos

O Papa Bento XVI nomeou hoje, sexta-feira, 1, como bispo coadjutor da Diocese do Uíge o Padre Emílio Sumbelelo do clero da diocese de Benguela. O Santo Padre também nomeou como bispo da Diocese de São Tomé e Príncipe o Padre Manuel Mendes dos Santos, Superior Provincial dos Missionários Claretianos.

O padre Emílio Sumbelelo nasceu a 5 de Março de 1964 no Cubal em Benguela. Fez o curso Propedêutico no Seminário do Bom Pastor de Benguela e os cursos de Filosofia e Teologia no Seminário de Cristo Rei no Huambo.
Foi ordenado sacerdote em Benguela, no dia 4 de Agosto de 1991. De entre outras funções foi Vigário Judicial, Membro do Colégio dos Consultores, Presidente da Comissão para a Evangelização e Catequese, Presidente da Comissão de Justiça e Paz e Assistente da Associação dos Juristas Católicos da Diocese de Benguela.
Este ano de 2006 obteve em Roma o Doutoramento em Direito Canónico com a tese “A relevância jurídica das testemunhas comuns na forma de celebração do matrimónio até ao Decreto Tametsi.

Por seu turno o Padre Manuel António Mendes dos Santos nomeado bispo de São Tomé e Príncipe nasceu a 20 de Março de 1960 no Distrito de Castro Daire, Diocese de Lamego em Portugal.
Ingressou no seminário menor em Lamego e depois passou para o seminário Claretiano dos Carvalhos em Vila Nova de Gaia. Fez o noviciado em Loja-Granada, Espanha. Emitiu a primeira profissão aos 26 de Setembro de 1980 em Fátima e a profissão perpétua aos 16 de Setembro de 1983.
Foi ordenado sacerdote aos 13 de Junho de 85. Fez a primeira experiência missionária em São Tomé entre 1994 e 1995 de onde partiu para a Especialização em Teologia Pastoral em Roma até 1997. Exerce a função de Superior Provincial dos Missionários Claretianos cargo para o qual foi eleito a 19 de Abril de 2001.

3 Comentários:

  • Às 7:34 da tarde , Blogger Pe. Bantu Mendonça katchipwi Sayla disse...

    Olá caro amigo!
    Paz e bem!
    Sou angolano e resido no Brasil como estudante. Orgulhoso em saber sobre tudo o que se passa em Angola e STP, entrei por acaso na net procurando algo sobre São Tomé e príncipe. Felizmente encontrei o teu blog. E então resolvi deixar um recadinho. Que Deus abençõe a tua vida e os teus projectos.
    Com muito apresso.

     
  • Às 2:08 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

    Preciso consctar a Diocese de Uige, alguem tem o mail de lá, Se alguem tiver o dito mail, pf enviem para mim gecmonteiro@gmail.com

     
  • Às 3:44 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

    It's actually a great and helpful piece of info. I'm hаppy that yоu јust shared this helpful info
    wіth us. Plеаse κeep uѕ up to date liκе this.
    Thank you for sharіng.

    Feel free to suгf tο mу wеb-sitе
    :: visit the up coming website

     

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial