O Arauto

Photobucket

quinta-feira, junho 08, 2006

Durão Barros anuncia 1,5 milhões de euros para combater a cólera em Angola

O Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, respondeu esta semana a uma carta que lhe foi dirigida no passado mês de Março pelo Presidente do CDS-PP relativa à epidemia de cólera que grassa em Angola.

Na altura, José RIibeiro e Castro apelou à Comissão Europeia para que desenvolvesse projectos vocacionados para fazer face a emergências de saúde pública naquele país e equacionasse a possibilidade de proceder a um auxílio de emergência no quadro particular da epidemia de cólera que continua a alastrar.

Durão Barroso agradeceu ao líder democrata-cristão a carta que lhe enviou e afirmou que a Comissão partilha da preocupação expressa por Ribeiro e Castro e segue atentamente o desenvolvimento da epidemia. Apesar de o Governo angolano ainda não ter solicitado ajuda internacional para fazer face à doença, o Presidente da Comissão informou que a Comissão aprovou recentemente uma decisão de emergência para um montante de 1,5 milhões de euros para assistir no combate à doença, conforme fora solicitado por José Ribeiro e Castro. A aplicação prática desta decisão ficará a cargo do Gabinete de Ajuda Humanitária da Comissão Europeia (ECHO).

Referindo-se aos programas de cooperação actualmente em vigor, Durão Barroso afirmou que, na actual discussão da estratégia de cooperação no âmbito do 10.º Fundo Europeu para o Desenvolvimento com as contrapartes angolanas, o sector da saúde e do acesso das populações aos serviços públicos será certamente escolhido como uma das áreas a tratar.

A resposta do presidente da Comissão Europeia é particularmente oportuna. A 17 de Junho próximo, em Viena, inicia-se a próxima sessão plenária da Assembleia Parlamentar Paritária UE/ACP.

9 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial