O Arauto

Photobucket

sábado, junho 10, 2006

Bandeira e hino

Os angolanos conhecem a bandeira portuguesa e até sabem cantar o hino de Portugal. E os portugueses, face aos símbolos angolanos?

A bandeira de Angola tem duas faixas horizontais, vermelha (sangue derramado ao longo da trágica história de Angola), e preta (continente africano). Ao centro, uma secção de roda dentada (sinal operário), cruzada por uma catana (sinal camponês) e uma estrela (sinal de solidariedade e de progresso), tudo a amarelo, a cor simbólica das riquezas de Angola.

O hino, juntou duas figuras da cultura em língua portuguesa, Rui Mingas (música), e Manuel Rui Monteiro(letra): “ó Pátria nunca mais esqueceremos, os heróis do 4 de Fevereiro; ó Pátria nós saudamos os teus filhos, tombados pela nossa independência; honramos o passado e a nossa história, construindo no trabalho o homem novo; Angola avante, revolução, pelo poder popular; Pátria Unida, liberdade, um só povo uma só nação; levantemos nossas vozes libertadas para glória dos povos africanos; marchemos combatentes angolanos, solidários com os povos oprimidos; orgulhosos lutaremos pela paz, com as forças progressistas do mundo; Angola avante ”.
David Borges in Correio da Manhã


13 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial