O Arauto

Photobucket

sexta-feira, junho 09, 2006

Fado na Guiné-Bissau

A Embaixada de Portugal em Bissau vai promover uma série de iniciativas culturais no quadro das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a celebrar sábado, destacando-se a actuação da fadista Maria Piedade Fernandes.
O cônsul da missão diplomática portuguesa na capital guineense, Frederico Silva, indicou que, no âmbito das celebrações, haverá também uma conferência sobre "A Língua Portuguesa na Guiné-Bissau", proferida por Ana Paula Robles, da Universidade Nova de Lisboa.
O futebol também estará presente nas comemorações, com a embaixada a organizar domingo, em colaboração com a Associação dos Amigos de Bissau Velho, a exibição, em ecrã gigante, do jogo de futebol entre Portugal e Angola, relativo ao campeonato do Mundo de Futebol, que se disputa na Alemanha.
O ponto alto das cerimónias ocorre precisamente a 10 de Junho, com a tradicional recepção nos jardins da Embaixada de Portugal em Bissau, onde a fadista Maria Piedade Fernandes actuará para mais de duas centenas de convidados.
Desde segunda-feira que a embaixada de Portugal em Bissau tem estado a promover uma série de acções culturais, com exposições de fotografia, recitais de poesia, exibição de vídeos, teatro e vários concursos escolares alusivos à presença e cultura lusas na Guiné-Bissau. Hoje, o Teatro Experimental do Centro Cultural Português apresenta numa das escolas locais a peça de teatro "O Soldado Chamado João" e sexta-feira é a vez da conferência de Ana Paula Robles, responsável pelos Centros de Língua Portuguesa na Guiné-Bissau.
À noite, no salão paroquial da Diocese de Bissau, actua a fadista Maria Piedade Fernandes, que volta domingo a dar um espectáculo no Estádio Lino Correia, no âmbito do Festival de Música da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que decorre durante o fim-de-semana.
Entre 12 e 16 deste mês, no quadro das Oficinas de Língua Portuguesa dos Liceus de Bissau, Ana Paula Robles conduzirá a entrega de prémios aos melhores classificados e aos participantes nos concursos escolares em cada um dos estabelecimentos de ensino que colaboraram no evento. As cerimónias serão recheadas com recitais de poesia de poetas dos oito Estados que integram a CPLP - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.