O Arauto

Photobucket

quinta-feira, julho 27, 2006

Em Cabo Verde ainda há quem tenha força

A associação Pró Praia, uma novel mas ousada organização da sociedade civil da ilha de Santiago, voltou a mostrar mais uma vez que ainda há força no corpo e na alma do cabo verdiano para lutar pelos seus direitos e denunciar ao mundo com todas as letras o que vai mal no País.
É que a associação Pró Praia arregimentou recentemente mais de duas centenas de cidadãos para marchar pelas ruas da cidade da Praia com o fito de exteriorizar o seu descontentamento contra a constante falta de energia eléctrica que, entre outros factores negativos para o povo e para a população, tem dado guita à criminalidade que se tem verificado na capital cabo verdiano. Digna de se lhe tirar o chapéu da forma mais reverencial possível, a atitude da associação Pró-Praia, que visou igualmente manifestar o seu velho amuo em relação à luz de velas a que a capital do arquipélago tem estado sujeita nos últimos meses, desdisse a teoria cínica e falsa de algumas instituições ocidentais que insistem em confundir a obra-prima do Mestre com a prima do mestre de obras ao classificar errada e teimosamente Cabo Verde como sendo um País de desenvolvimento médio, quando não o é, nunca foi e (não) está muito distante disso.
Aliás, viu-se isso nos olhos e sentiu-se na nervosa voz da crioula de calcanhares rachados que, em declarações à RTP-África, afirmou, como se não fosse verdade, que “sem luz nem segurança pública para os cidadãos, Cabo Verde não pode ser considerado como um País de desenvolvimento médio”.
De resto, a iniciativa da associação Pró-Praia cauciona o que o Notícias Lusófonas já tem denunciado, que Cabo Verde não é aquilo que parece aos olhos do mundo. Ou seja, Cabo Verde não se restringe às nostálgicas mornas que muito apreciamos e o PAICV sabe tirar proveito disso para embarricar o mundo e os cabos verdianos, sobretudo os que se encontram na diáspora.

Crónica publicada inicialmente aqui

8 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial