Carta aberta ao menino do Huambo
Um amigo angolano, nascido exactamente há 30 anos, escreve-me com regularidade e, na sua última mensagem, estranha o facto de há uns dias esta coluna não ter sido actualizada. Diz-me este menino do Huambo: «Os que nos querem acéfalos hão-de reconhecer um dia a importância do teu trabalho e saberão que nem todos atiram a carta destinada ao general Garcia na primeira valeta que encontram. Portanto, meu irmão, continua que estamos a ver o teu trabalho, o contributo, a tua luta por uma Angola (e por Portugal também) melhor.»
Que melhor alento poderá ter alguém que rema contra a maré?
Quando vejo jovens angolanos, nascidos e crescidos no meio da guerra, a lutar pela sua Pátria, a chamar as coisas pelos seus nomes e a enfrentar de peito aberto os maus ventos e as péssimas marés, fico com a certeza de que Angola tem futuro, mau grado estar sem presente.
Por outro lado, quando vejo os jovens portugueses, nascidos e crescidos na democracia e na paz, a abdicar da sua Pátria, a temer chamar as coisas pelos seus nomes e a meter o rabinho entre as pernas quando sopra uma brisa ou quando os ondas estão mais altas, fico com a certeza de que Portugal não tem futuro, mau grado ter (ainda) algum presente.
Quando vejo jovens angolanos, nascidos e crescidos no meio da destruição, da fome e da miséria, acreditar que é possível lutar pelos milhões que, como eles, têm pouco ou nada, e não pelos poucos que têm milhões, fico com a certeza de que Angola tem futuro.
Por outro lado, quando vejo os jovens portugueses, nascidos e crescidos no meio da opulência, a defender que vale tudo para conseguir um tacho, mesmo deixar a coluna vertebral em casa, fico com a certeza de que Portugal está entregue à bicharada.
Quando vejo jovens angolanos, nascidos e crescidos sabe Deus como, a lutar pela Liberdade, pelo direito à diferença e pela democracia, fico com a certeza de que Angola terá um futuro digno.
Por outro lado, quando vejo os jovens portugueses, nascidos e crescidos no meio da informação e da escolaridade, a claudicar perante os donos da verdade, a aceitar serenamente as ordens de um qualquer capataz que é director de qualquer coisa, fico com a certeza de que Portugal está cada vez mais próximo de ser um conjunto de pessoas comandado por autómatos.
Obrigado Jorge, menino do Huambo.
Crónica de Orlando Castro publicada aqui o ano passado
4 Comentários:
Às 11:51 da tarde , Anónimo disse...
Gostei do artigo, nao sabia que o dr Eurico fosse do Huambo..
Às 11:35 da manhã , Anónimo disse...
Se eu fosse do MPLA mandava dar o prémio Maboque de Jornalismo a este menino pela coragem que tem tido de dizer a verdade.
Às 8:50 da manhã , Anónimo disse...
Penso que o jovem está distanciado da realidade. venha cá para realidade e veja o que se passa. Escrever a partir de longe da realidade não vale, venha contribuir para o crescimento do país e não viver exilado e pensar que é digno. É humiliante viver exilado.
Às 8:38 da manhã , yuanxiaoqia disse...
旅游資訊
桃園機場接送
汽車旅館
MOTEL
台中汽車旅館
高雄汽車旅館
台南汽車旅館
宜蘭汽車旅館
台北汽車旅館
桃園汽車旅館
花蓮汽車旅館
新竹汽車旅館
彰化汽車旅館
嘉義汽車旅館
中壢汽車旅館
機場接送
小三通
物流公司
大陸貨運
小三通貨運
兩岸貨運
兩岸物流
金門租車
金門旅遊
機械資訊
塑膠押出
pe管
abs管
超音波熔接機
超音波熔接機
空壓機
空壓機維修
精密過濾器
乾燥機
氬焊機
通風設備
油封
墊片
塑膠射出
模具製造
輸送機
乾燥機
烘箱
手工皂材料
化工原料
玻璃陶瓷原料
耐火材料
醫療保健
防癌
抗癌
化療飲食
多醣體
癌症飲食
增強免疫力
殺死癌細胞
防癌飲食
血壓計
日立家電
人工植牙
桃園植牙
桃園矯正
桃園植牙
桃園矯正
隱形矯正
無痛植牙
失眠
痔瘡
減重
月子餐
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial